Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPR (PDI) 2019-2023 aconteceu no dia 20/03/2018

Publicado em 22 de Março de 2018

A audiência pública para construção do PDI aconteceu no dia 20/03/2018 no campus IFPR Pitanga, com a participação da comunidade, das autoridades municipais, dos Diretores Sistêmicos representando as Pró Reitorias, dos Pró Reitores de Ensino Amarildo Pinheiro Magalhães e de Administração Carlos Eduardo Fonini Zanatta, e dos demais técnicos administrativos, professores e direção do campus.

Durante a audiência foram apresentados pelo servidor Luiz Geraldo Nardelli da PROPLAN informações a respeito do PDI, foram feitas explanações pelos componentes da mesa em relação à história do campus e do instituto como um todo até o presente momento e sobre as perspectivas para os próximos anos. Após foi aberto a palavra aos participantes para questionamentos, sugestões e perguntas, as quais foram respondidas na medida do possível pelos componentes da mesa.

Todos os questionamentos foram anotados de próprio punho pelos participantes e serão encaminhados à comissão central para melhor avaliação. Também ficará disponível na página da Reitoria o formulário de perguntas/sugestões que poderá ser preenchido, mesmo depois da realização da assembléia. Mais informações a respeito do PDI podem ser obtidas no site da reitoria.

 


O que é PDI?

É um documento que organiza diretrizes, premissas e objetivos de longo prazo. Basicamente, é um guia a ser seguido pela instituição em relação à sua missão, objetivos estratégicos e diretrizes pedagógicas para os próximos cinco anos.

“A partir do PDI são apontadas, por exemplo, as demandas e metas relacionadas à oferta de cursos; programas de assistência estudantil; atividades culturais, promoção de direitos humanos e inclusão social, entre outras”, explica o pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional do IFPR, Paulo Yamamoto.

É no PDI que a instituição se manifesta sobre o que espera do futuro. Por esse motivo, a construção do documento é coletiva. Assim, tanto a comunidade interna quanto externa são convidadas a elaborar proposições, que estão agrupadas em eixos temáticos como perfil institucional, políticas acadêmicas, infraestrutura física, políticas de gestão, avaliação institucional e relacionamento com a comunidade.

Legislação
A elaboração do PDI é uma exigência do Ministério da Educação às instituições federais de ensino, que devem elaborá-lo conforme as orientações do decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.

Agradecemos grandemente a sua presença!