Início Notícias Iniciado Curso de Matemática Básica em Pitanga

Iniciado Curso de Matemática Básica em Pitanga

Os cursos que possuem grande carga horária de componentes curriculares relacionados à Matemática exigem uma gama diversa de conhecimentos nessa área. Essa necessidade contribui para que esses cursos apresentem altos índices de evasão e reprovação. No Campus Pitanga os cursos de Licenciatura em Química e Tecnologia em Agroindústria estão inseridos nessa realidade que exige atenção dos profissionais da educação para o atendimento qualificado do público discente.

Cientes desse contexto, as coordenações dos cursos trabalham de forma articulada com a Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (SEPAE) na identificação das maiores dificuldades encontradas pelos estudantes e os motivos que os levam a deixar o curso que escolheram. Antes da efetivação dos protocolos de cancelamento/trancamento de matrículas os estudantes passam por uma entrevista com os servidores da SEPAE que registram os motivos apresentados. Segundo a chefe da SEPAE, a Assistente Social Jéssica de Almeida Moreira, é comum que os estudantes relatem as dificuldades em Matemática como fator determinante para o cancelamento da matrícula.

Como forma de evitar a evasão e contribuir com a permanência e êxito dos estudantes desses cursos está sendo ofertado um curso de Matemática Básica desde o início de maio. Foram abertas 30 vagas, divididas em duas turmas de 15 estudantes. Os estudantes recebem semanalmente os materiais para o curso em formato digital e contam com o auxílio do monitor do componente curricular na resolução das questões propostas. Os atendimentos ocorrem todas as quintas e sextas-feiras das 18:15 às 19:00 na sala 8 do campus.

Segundo Maria Lucimar, estudante do curso de Tecnologia em Agroindústria, participar do curso de Matemática Básica tem auxiliado a compreender melhor os conteúdos abordados pelos professores em sala de aula.

Para os coordenadores e membros da SEPAE essa é uma das ações que afirmam os valores e as missões do IFPR em atender um público diversificado e oferecer oportunidades de educação pública, gratuita e com qualidade, evitando ao máximo a evasão escolar, promovendo, portanto, a inclusão e transformação social que são pilares da instituição.