IFPR Campus Pitanga participou da IV Semana de Física em Ivaiporã – Campus Pitanga

IFPR Campus Pitanga participou da IV Semana de Física em Ivaiporã

Entre os dias 14 e 18 de maio o curso de Licenciatura em Física do IFPR – campus Ivaiporã realizou a IV Semana de Física do campus. Esse evento tem como objetivo proporcionar um espaço de exposição e discussão de alguns dos principais assuntos que permeiam o trabalho de ensino e pesquisa em Física e Ciências da Natureza propiciando a troca de saberes e experiências entre os participantes envolvidos.

O IFPR – campus Pitanga participou dessa edição com a apresentação de três trabalhos desenvolvidos por discentes e docentes do campus. A estudante de Pós-Graduação e Licenciatura em Química, Vânia Aparecida Novak Marquezin, apresentou o trabalho intitulado “Uma abordagem contextualizada da Natureza da Ciência” no qual é orientada pelo Professor Gustavo Bordin. A segunda participação do campus Pitanga se deu através da apresentação do trabalho “A eletroluminescência branca a partir de blendas híbridas de PFO, CdSe (ZnS), P3OT“. Esse trabalho, que é desenvolvido em parceria com o Grupo de Óptica e Optoeletrônica da Universidade Estadual de Londrina, foi apresentado pelo Professor Wesley Renzi. O trabalho intitulado “Extração e caracterização de corantes naturais por meio de absorção UV-VIS” que é desenvolvido pelos Professores Lilian Orvatti e Maicon Souza do campus Pitanga e Professor José Renato Marques Viana do campus Cascavel foi apresentado pelo estudante Marcelo Henrique Ferreira Pinheiro do Curso Técnico Integrado em Informática do campus Cascavel.

Três pontos sobre a participação no evento são destacados pelo Professor Maicon: o bom número de trabalhos apresentados pelo campus Pitanga, a importância do intercâmbio e das discussões realizadas no evento e as parcerias com outros campus e instituições que permitiram a execução dos projetos.