Participação do Campus Pitanga em seletiva de xadrez do IFPR – Campus Pitanga

Participação do Campus Pitanga em seletiva de xadrez do IFPR

O evento ocorreu de 29 de junho a 1º de julho de 2018 na cidade de Pontal do Paraná.

A atividade contou com a participação de 24 atletas do segmento masculino e 17 do segmento feminino. Os alunos do IFPR/Campus Pitanga, Hebert Daniel de Lima Ribeiro e Alan Henrique Slivinski Pacheco, representaram o campus no evento. Os referidos atletas se destacaram na competição organizada pela IFPR.

No primeiro dia foi realizado um treinamento dos atletas com o Grande Mestre Internacional Jaime Sunyé Neto, que apresentou problemas aos alunos e deu dicas de estudos e treinamentos. Também no primeiro dia foi realizada uma reunião entre os técnicos de xadrez, enquanto os atletas assistiam ao filme Lances Inocentes. Participou também da reunião, o GM Jaime Sunyé, compartilhando sua experiência com xadrez nas escolas. O Presidente da Federação de Xadrez do Parná (FEXPAR), Paulo Virgílio Rios também esteve presente na reunião.
No segundo dia foi realizado o torneio de xadrez da oficina. Optou-se por dois segmentos: masculino e feminino, competindo na modalidade xadrez rápido, em nove rodadas de 20 minutos por jogador. O torneio foi arbitrado pelo Sr. Paulo Virgílio, que é credenciado pela FIDE. O Sr. Paulo também proveu peças, tabuleiros e relógios para o torneio. Os 4 melhores colocados são classificados para a equipe que representará o IFPR no JIFSUL.
No terceiro dia pela manhã aconteceu a Clínica do Prof Tirado, onde os atletas puderam apresentar suas partidas para que fosse realizado um diagnóstico dos erros e acertos, com dicas de treinamentos para a melhoria do atleta. O Prof Tirado tem mais de 30 anos de experiência no ensino de xadrez.
Resultado da Reunião dos Técnicos de Xadrez: como resultado da reunião, os técnicos de xadrez do IFPR chegaram à conclusão de que as seguintes ações devem ser executadas: a) Constituição de uma Comissão de Xadrez do IFPR. b) Realização de um curso de capacitação para os Professores e Técnicos do IFPR envolvidos com atividades de xadrez para os alunos. c) Elaboração de um Projeto Institucional de Xadrez para o IFPR. d) Lançamento de chamadas integradas para futuras aquisições, de maneira a garantir a qualidade dos bens adquiridos. e) Participação no SEPIN, com oficinas ou painéis de xadrez, para divulgação e conscientização da importância do xadrez na educação.