Eventos de inovação tecnológica marcam o mês de novembro no Campus Pitanga – Campus Pitanga

Notícias

Eventos de inovação tecnológica marcam o mês de novembro no Campus Pitanga

Publicado em

Copiado!

Nos dias 3 e 4 de novembro, o Campus Pitanga promoverá respectivamente o 4º IFAgroTech e a 6ª IFTech, dois eventos voltados para questões de tecnologia e inovação que já se tornaram tradicionais na cidade de Pitanga. Entre as atrações previstas, estão oficinas, mesas de debates e apresentações de projetos de pesquisa. Este ano, devido à pandemia, ambos os encontros serão realizados em formato online. As inscrições já estão abertas e devem ser efetuadas via internet.

            “O IFAgroTech tem por objetivo identificar as demandas locais em termos de inovação voltadas à agroindústria ou à agricultura familiar. A partir do diálogo com os produtores, buscaremos desenvolver projetos pautados em tecnologias de baixo custo para lidar com essas questões”, explica o professor Clayton Pereira de Sá, coordenador do evento. Ele também destaca que a iniciativa é bastante importante para fomentar o interesse e o engajamento dos estudantes com relação à realidade regional.

            Este ano, o evento tem como tema “Boas Práticas e Qualidade na Produção de Leite”, o qual foi escolhido devido ao fato de a região de Pitanga concentrar a terceira maior bacia leiteira do Paraná. O IFAgroTech terá início às 19 horas do dia 3 de novembro e contará com a apresentação de projetos de pesquisa, além de um fórum de debates. Duas participações especial foram confirmadas: a professora Ana Radis (IFPR-Irati), especialista em bovinocultura de leite, e Paulo Hiroki, veterinário e coordenador macrorregional da Emater.

            Na noite seguinte, também no mesmo horário, será realizado o IFTech. “Trata-se de uma feira tecnológica que serve de espaço para a apresentação e exposição de protótipos e modelos inéditos desenvolvidos por estudantes do Campus Pitanga que apresentam ao menos um dos seguintes tipos de inovação: de produto; de serviço; de processo; de marketing; de negócio e/ou organizacional”, explica o professor José Hugo Leite Júnior, um dos coordenadores do evento.

            Para o docente, a iniciativa é uma excelente oportunidade para trocas de experiências ligadas à execução de protótipos e produtos científicos, tecnológicos e inovadores. Além das apresentações, haverá um fórum de debater com o tema “Gestão do Conhecimento e Inovação”, que terá a participação de três especialista na área de inovação: a engenheira Daiane de Genaro Chiroli, o administrador Gutemberg Ribeiro e o químico Guilherme Turcatel Alves. Ambos os eventos serão transmitidos pela página do Facebook do Campus Pitanga e haverá a confecção de certificados para os inscritos.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira

SERVIÇO

Evento: 4º IFAgroTech

Data: 03/11/2020, às 19 horas.

Local: Transmitido pela página do Facebook do Campus Pitanga

Inscrições: https://bit.ly/_Inscricao-IFAGROTECH2020

Evento: 6ª IFTech

Data: 04/11/2020, às 19 horas.

Local: Transmitido pela página do Facebook do Campus Pitanga

Inscrições: https://bit.ly/-inscricao_IFTECH2020

Topo