IFTech e Palestra sobre Propriedade Intelectual – Campus Pitanga

IFTech e Palestra sobre Propriedade Intelectual

No dia 18 de setembro de 2019 aconteceu mais uma edição do IFTech – Feira de Inovação Tecnológica do Campus Pitanga. O IFTech é um programa multicampi que seleciona e financia projetos de inovação tecnológica em todas as unidades do IFPR. Proposto e coordenado por editais da PROEPPI (Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação) com apoio e realização local dos NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) nos campi, o IFTech é uma oportunidade de problemas ganharem soluções e ideias se tornarem realizações.

A inovação tecnológica é uma das matrizes do projeto de educação vigente no IFPR, ao lado da pesquisa, do ensino e da extensão. Se as práticas pedagógicas e os diferentes projetos resultarem em experiências e produtos inovadores a instituição está contribuindo com o desenvolvimento regional e a solução de problemas com produtos tecnológicos, sendo mais uma chance da educação profissional e tecnológica contribuir com a sociedade envolvente, concluindo portanto sua própria finalidade social.

O IFTech 2019 no Campus Pitanga iniciou-se com a palestra do coordenador do NIT de Pitanga, professor Clayton Pereira de Sá, com o tema “Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual”, tema sobre o qual o professor do campus Pitanga desenvolve pesquisas em nível de pós-graduação. Em seguida, a aluna do 2º ano do Curso Técnico em Cooperativismo Integrado ao Ensino Médio, Samira Pauluk Alarcon, apresentou o projeto de pesquisa e inovação selecionado para o IFTech 2019 e orientado pelo professor Maicon Rogério de Souza intitulado “Análise da Atividade Fotoprotetora de um extrato vegetal”, que buscou analisar se uma semente arbórea abundante na região tem influência no fator de proteção de protetores solares comerciais e a possibilidade de sua utilização como fotoprotetor isolado.

O professor Maicon e demais alunos envolvidos no projeto (Heloísa Quinto, Kamile Furtuoso, Maria Laura Puretz Burko e Flaviana da Silva) identificaram não haver patentes nessa área com essa matéria prima, pesquisa, produto e finalidade. Ao longo do dia recebemos a notícia de que a AGIF (Agência de Inovação do IFPR) deferiu o pedido de patente do projeto de pesquisa e inovação. Agora o processo segue para o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) onde será analisado para a definição dessa patente. Caso o processo tenha resultados positivos e favoráveis ao pleito dos pesquisadores essa será a primeira patente do Campus Pitanga.