IFPR Pitanga realiza a segunda edição de Pitanga do IFAGROTECH – Campus Pitanga

IFPR Pitanga realiza a segunda edição de Pitanga do IFAGROTECH

O evento buscou apresentar as ações efetivadas pelo IFPR para melhoria das agroindústrias da região e contou com a participação da comunidade de Pitanga e região.

Em agosto de 2017 foi realizado a primeira edição do Workshop de Tecnologias Agroindustriais –  IFAGROTECH em Pitanga. Naquela oportunidade foi realizado um diagnóstico das agroindústrias e da agricultura familiar da região e levantadas as principais necessidades dos produtores para melhoria dos processos de produção, comercialização e distribuição.  Foram assumidos diversos compromissos com esses produtores rurais e ao longo do ano de 2018 foram sendo realizadas ações que foram apresentadas nessa 2ª edição do IFAGROTECH em Pitanga.

Entre as ações apresentadas durante o evento, destacam-se a disponibilização de códigos de barras para produtores, confecção de placas de identificação das propriedades que participam do programa de agricultura familiar PRODAFAPI, realização de seminários e capacitações em Agroecologia e produção de orgânicos, apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do IFPR com as cooperativas da região, projetos de apoio à produção rural da agricultura familiar, como: controle da qualidade do mel, da cerveja artesanal e do leite. Também foi lançado oficialmente o Programa Orgânicos Paraná Centro, que visa certificar os produtores de região central do Estado do Paraná. Esta ação é importante para melhoria da renda do homem do campo. O referido programa será realizado com a parceria entre o IFPR Campus Pitanga, Unicentro e Secretaria Municipal de Agricultura de Pitanga. O evento contou com apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Núcleo Regional de Educação, Prefeitura Municipal, Território Paraná-Centro e Reitoria do IFPR.

Foram apresentadas as palestras  “Agroecologia e Produção Orgânica: Desafio ou oportunidade?” pelo Sr.  Paulo Lizarelli – EMATER; “Segurança Alimentar e Nutricional: impactos dos agrotóxicos”  – com a Sra. Roseli Pittner presidente do CONSAD; “Normas para Regularização das Agroindústrias Familiares Rurais” pelo Sr. Carlos Eduardo – EMATER; e  “Gestão da Produção Agroindustrial” pelo Prof. Dr. Márcio Gonçalves dos Santos – IFPR. Também houve exposição de produtos dos produtores rurais e foi assumido o compromisso da continuidade das ações de apoio ao produtor rural para desenvolvimento regional local.