Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

Interdisciplinaridade e Docência na Educação Básica

image_print

A interdisciplinaridade não se constitui apenas enquanto uma possibilidade. Ela é, antes, uma necessidade, na medida em que sua ausência restringe nossa possibilidade de apreensão do real. A opção pela ênfase na interdisciplinaridade se mostra relevante ao concebermos a educação enquanto um processo integral. A proposta visa agrupar os diferentes campos de conhecimento em torno do fenômeno “Educação”, estabelecendo um paralelo/convergência entre a ação disciplinar/fragmentada, presente em sala de aula, e o processo de apreensão integral da realidade (a realidade como totalidade).

Consideramos que todo fenômeno é detentor de uma multiplicidade de dimensões responsáveis por compor a realidade. A complexidade do real, bem como sua compreensão, é limitada ao conhecimento produzido pelo homem. Cada uma das dimensões do real deriva do entendimento que historicamente o homem produziu sobre o mundo.

A ação docente pode ser tanto responsável por reproduzir uma visão fragmentada do saber sistematizado e, por consequência, do mundo como um conjunto de diferentes campos de conhecimentos isolados entre si, como por revelar a realidade como um produto/processo composto por múltiplas perspectivas conjuntas.

A proposta de um curso de especialização com vistas à Produção do conhecimento e Interdisciplinaridade, com foco no processo educacional, se justifica pela necessidade de superar a visão fragmentada sobre a realidade.

Trata-se de uma proposta que traz grandes desafios. Não é possível pensar o real, o todo (mundo), isoladamente em cada disciplina ao mesmo tempo em que não podemos deixar de considerar a estrutura na qual se dá a produção do conhecimento na ciência: os diferentes campos de conhecimento disciplinar.

Assim, de forma sintética, nosso objetivo com esse curso é permitir/estimular cada professor (cada área de conhecimento/disciplina) seja levado a compreender a importância das diferentes dimensões da realidade no pensamento humano, e com isso oferecer aos professores das áreas de conhecimento disciplinar o entendimento da forma (do sentido) como as diferentes dimensões da realidade são responsáveis por revela-la como totalidade.

Objetivo Geral

Possibilitar a formação continuada aos profissionais da educação básica, proporcionando reflexões e discussões sobre o caráter integral da atividade educacional contemporâneo, na busca da articulação entre a produção de conhecimentos, processos educacionais e interdisciplinaridade.

Objetivos específicos

• Superar a visão fragmentada do currículo, responsável por segmentar as práticas disciplinares e o entendimento de mundo dos alunos;

• Compreender o sentido dos diferentes campos do conhecimento para a formação docente e discente na educação básica;

• Constituir um espaço privilegiado de reflexão, debate/discussão e diálogo sobre a atividade educacional;

• Estimular a autonomia do professor na produção do conhecimento interdisciplinar e na organização do trabalho pedagógico;

• Pensar a educação e a produção do conhecimento científico como parte de um processo de formação integral e interdisciplinar;

• Estabelecer uma relação direta entre a prática docente nas diferentes áreas e os objetivos da atividade educacional;

• Constituir etapa preliminar à implantação de curso de Pós-graduação Stricto Sensu no Campus do IFPR – Pitanga.

 

Processo Seletivo para ingresso 2018

Em 2018 são oferecidas 30 vagas para o curso de especialização lato sensu em Interdisciplinariedade e Docência na Educação Básica, distribuídas nas Linhas de Pesquisa: Currículo e trabalho docente (15 vagas) e Produção do conhecimento e cultura (15 vagas). A seleção é realizada por meio de análise curricular. As inscrições podem ser realizadas no período de 18/10/2017 a 15/02/2018, com previsão de início do curso em 15/03/2018 (aula inaugural). As aulas ocorrem nas terças-feiras e quintas-feiras no período noturno.

Edital_01/2018 – Retificação de edital de seleção da Pós Graduação

Edital nº 22/2017 – Seleção de estudantes para o curso de Pós-Graduação em Interdisciplinariedade e Docência na Educação Básica

Edital 23-2017 – Prorrogação de prazos do processo de seleção da Pós-graduação

Edital 01-2018 – Retificação do Prazo de Inscrição

Projeto Pedagógico do Curso

Email da coordenação: marcio.aguiar@ifpr.edu.br

Telefone: 42 – 99840-9902

Página atualizada em 09/02/2018.

image_print