Início Notícias Alunos participam de projeto educacional na Câmara de Vereadores de Pitanga

Alunos participam de projeto educacional na Câmara de Vereadores de Pitanga

Alunos visitam a Câmara Municipal de Pitanga e participam do projeto “Educação para a Cidadania”

Os alunos dos 3º e 4º anos do Curso Técnico em Cooperativismo integrado ao Ensino Médio realizaram visita à Câmara Municipal de Vereadores de Pitanga na quarta-feira, dia 16 de outubro. Acompanhados pela coordenadora do curso, professora Angélica, dos professores Eduardo, Juliana e Clayton, assim como do assistente de alunos Jeovani, os alunos participaram do projeto “Educação para a Cidadania”.

O projeto em andamento na Câmara Municipal de Pitanga visa educar e formar os alunos do município para as relações políticas. A presidente da casa, vereadora Eloy Ottoni Pauloski, destacou que o projeto não busca formar militantes partidários, mas cidadãos atuantes na sociedade civil e na política institucional, proporcionando aproximação da população com o legislativo municipal, superando tabus e preconceitos de modo a encontrar caminhos para a solução das crises da democracia representativa.

Os alunos e servidores do IFPR foram recebidos pelos funcionários da Câmara que expuseram em suas falas diferentes conceitos da vida política nacional. Partindo de reflexões filosóficas, históricas e sociológicas conduziram os alunos até a atualidade política, aprofundando-se sobre a estrutura e funcionamento do poder legislativo municipal, suas competências e atribuições.

Para os servidores que acompanharam e junto com os alunos puderam fazer intervenções e perguntas, o resultado foi positivo. A coordenadora do curso manifestou satisfação com a qualidade do projeto e da participação dos alunos do Campus Pitanga. Para o professor Eduardo, do componente curricular de sociologia, a visita foi muito além do senso comum, permitindo aproximações que unem teorias da sala de aula com o sociedade em sua estrutura e funcionamento, possibilitando aos alunos uma vivência política prática que forma cidadãos mais conscientes e aptos a participação política nas eleições e além delas, sobretudo por enfrentar os preconceitos que cercam as experiências políticas na atualidade.