/ Notícias / Campus Pitanga promove live sobre saúde mental

Campus Pitanga promove live sobre saúde mental

Publicado em

Na última terça-feira (14/04), o Campus Pitanga proporcionou um momento de debates e reflexões a respeito do isolamento social necessário no enfrentamento ao novo coronavírus. Por meio de sua página no Facebook, o Instituto transmitiu a live “Saúde Mental em Tempos de Pandemia”, realizada pela psicóloga e professora Sílvia Marini. O encontro virtual reuniu aproximadamente 60 pessoas entre servidores, alunos, pais e membros comunidade local.

“Em um momento como esse, muitas pessoas sentem o peso do distanciamento social, de modo que a ajuda profissional pode ser de grande valia. Foi com esse intuito que organizamos a live: buscamos proporcionar um espaço de diálogo e esclarecimento de dúvidas”, explicou Marta Rodrigues de Souza, técnica responsável por intermediar os debates.

A psicóloga Silvia Marini foi escolhida por sua trajetória marcada por estudos sobre saúde mental. Ela é doutora em psicanálise pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e atua como professora na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e no Centro Universitário Unifatecie. Em sua fala, a profissional destacou a importância de desenvolvermos estratégias para atravessar o período de isolamento preservando a nossa saúde mental.

“Estamos vivendo um momento novo e que mobiliza muitas incertezas. Isso tem um grande efeito sobre nossa saúde mental. Por isso, precisamos construir uma rotina, repensar nossas relações sociais e encontrar também meios para cuidar de nós mesmos”, explicou a palestrante. De acordo com Silvia, é necessário reconhecer a necessidade de adaptações, aproveitar o período para aprender coisas novas e nos aproximar das pessoas que gostamos.

Após a fala da professora, houve um espaço para questionamentos por parte dos ouvintes. A live foi organizada pela Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (SEPAE) e pela Biblioteca do Campus Pitanga, além de contar com o apoio técnico do professor José Hugo Leite Júnior. Os servidores locais, por sua vez, auxiliaram na divulgação do evento. Visando a inclusão social, houve tradução simultânea do conteúdo da live para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira.

IFPR Campus Pitanga – Rua José de Alencar, 1.080 – Vila Planalto – CEP 85.200-000 – Pitanga PR

Secretaria/Biblioteca (Informações Gerais): (42) 3646-4737
Administrativo (Prestadores de Serviço): (42) 3646-3450
Assistente Social (Informações a respeito de estudantes/bolsas): (42) 3646-2999

Topo