/ Notícias / Lives movimentaram a semana no Campus Pitanga

Lives movimentaram a semana no Campus Pitanga

Publicado em

Duas transmissões ao vivo voltadas à temática saúde foram o destaque das ações online promovidas pelo Campus Pitanga na última semana. Na terça-feira (19/05), o professor Éderson Pallaro debateu a importância dos equipamentos de proteção individuais (EPIs) em um cenário de pandemia. Já na quinta-feira (21/05), a professora e enfermeira Elza de Lara Bezerra discutiu o papel dos profissionais de saúde na linha de frente do combate ao novo corona vírus. Ambos os vídeos estão disponíveis na página do campus no Facebook.

Uso de EPIs exige cuidados

            Com o provocativo título “EPI-demia: O uso, os impactos e os novos conceitos”, a fala de Éderson Pallaro centrou-se no conceito de equipamentos de proteção individual e sua utilização em tempos de pandemia. Especialista em segurança do trabalho, ele abordou as diferenças entre os EPIs utilizados por profissionais da área da saúde, regulamentados pelas autoridades brasileiras, e os equipamentos de proteção caseiros, como as máscaras de pano.

            “São objetos com finalidades distintas, mas cujo uso correto depende de informações adequadas. Um equipamento de proteção mal utilizado é um recurso desperdiçado”, alertou o professor. Ao longo de seus debates, Éderson também destacou alguns conceitos importantes na área de segurança do trabalho que se tornaram parte do dia a dia dos brasileiros e avaliou como esse campo de pesquisa está sendo transformado pelas mudanças atuais.

            Após sua exposição, o professor Éderson participou de um bate-papo com os espectadores, mediado pelo professor José Hugo Leite Júnior. A live contou com tradução em tempo real para Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizada pela técnica Aline Dea, do Campus Londrina.

Enfermeiros são essenciais na linha de frente

Em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem, o Campus Pitanga abriu espaço para Elza de Lara Bezerra. Com a fala “O papel da enfermagem no enfrentamento ao COVID-19”, ela abordou o papel desses profissionais durante a pandemia de forma detalhada – do planejamento para atender aos pacientes aos procedimentos em cada fase do tratamento.

 “Os enfermeiros são os profissionais que passam mais tempo junto aos pacientes, atuando em diversas etapas do tratamento. Isso exigiu todo um preparo da nossa parte, tanto para proteger os doentes e seus familiares, quanto para preservarmos nossa própria saúde”, explicou Elza. Ela apresentou também um breve quadro da evolução da doença em algumas regiões do Paraná e destacou cuidados que todos podem tomar no seu dia a dia para evitar a doença.

A fala da enfermeira foi seguida de um debate com os espectadores, que puderam apresentar suas dúvidas. O bate-papo foi mediado pela técnica Marta Rodrigues de Souza. A transmissão foi traduzida em tempo real para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizada pelo técnico Cleverson Santos.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira.

IFPR Campus Pitanga – Rua José de Alencar, 1.080 – Vila Planalto – CEP 85.200-000 – Pitanga PR

Secretaria/Biblioteca (Informações Gerais): (42) 3646-4737
Administrativo (Prestadores de Serviço): (42) 3646-3450
Assistente Social (Informações a respeito de estudantes/bolsas): (42) 3646-2999

Topo