Normalização de trabalhos acadêmicos – orientações

ABNT é a sigla da Associação Brasileira de Normas Técnicas, responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).

Uma norma técnica é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido (no caso do Brasil, a ABNT), que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto .

Acesso à coleção completa de normas da ABNT

Manual de normas para apresentação de trabalhos acadêmicos do IFPR: padrão ABNT (em construção)

Orientações antiplágio e boas práticas em pesquisa (em construção)

TRABALHOS ACADÊMICOS – MODELOS

Modelo de Capa

Modelo de Folha de rosto (Ensino médio)

Modelo de Folha de rosto (Graduação e pós-graduação)

Modelo de TCC

Modelo de Trabalho didático/escolar

Modelo de Artigo

Modelo de Resumo expandido

TUTORIAIS

Tutoriais relacionados a normalização e formatação de documentos acadêmicos utilizados no IFPR.

Tutorial de formatação no Word para trabalhos acadêmicos

Tutorial de formatação no Writer para trabalhos acadêmicos

Tutoriais relacionados a pesquisa em bases de dados disponíveis aos acadêmicos no IFPR.

CAPES/CAFe

PERGAMUM

Biblioteca Virtual Pearson (pdf)

Biblioteca Virtual Pearson (vídeo)