EAD Técnico em Meio Ambiente – Campus Pitanga

Turno: Noite
Carga Horária: 960 horas

Objetivo Geral

O Curso Técnico em Meio Ambiente objetiva a formação integral de profissionais com inserção junto aos diversos setores produtivos locais e regionais, atuando com ética frente às inovações tecnológicas, colaborando na avaliação e gerenciamento de conflitos e promovendo soluções para minimizar e/ou remediar seus efeitos.

Objetivos Específicos

• Oferecer aos estudantes oportunidades para construção de competências na sua formação integral, na perspectiva do mundo da produção e do trabalho, bem como na melhoria da sociedade na qual ele vivencia.
  • Capacitar os estudantes a exercerem atividades profissionais de nível médio técnico na área ambiental como colaboradores na implementação de Sistemas de Gestão Ambiental e Planejamento Ambiental; como membros de equipes multidisciplinares na Análise de Impactos Ambientais e na construção de medidas mitigadoras e de prevenção; como colaboradores na elaboração e execução de projetos de Educação Ambiental e como auxiliares na gestão sustentável dos recursos naturais e elaboração e execução de Projetos Ambientais.
  • Possibilitar a avaliação, reconhecimento e certificação de conhecimentos adquiridos na educação profissional, inclusive no trabalho, para fins de prosseguimento ou conclusão de estudos.

PERFIL DO EGRESSO

O Técnico em Meio Ambiente é o profissional com visão sistêmica do meio ambiente, e atua buscando soluções para os conflitos gerados pela interação do homem com o ambiente. Tem habilidades de comunicação e de trabalho em equipe multidisciplinar, atuando em ambientes naturais, urbanos e rurais, nas esferas: pública, privada ou em organizações não governamentais. Age com ética profissional, sustentabilidade, flexibilidade e responsabilidade socioambiental. Atua em atividades ligadas às questões ambientais, possuindo uma formação que estimula o desempenho de ações que visam à preservação do meio ambiente, respeitando a cultura e a história local.

Este profissional sabe fazer uso racional dos recursos naturais, executa planos de ação e manejo destes recursos de forma crítica, criativa e sustentável, bem como estabelece controle e tratamento dos resíduos poluentes gerados pelas atividades humanas, contribuindo para o desenvolvimento de projetos e ações que visam diminuir as desigualdades sociais, através da educação e da inserção das comunidades nas atividades produtivas sustentáveis.

Coordenadora do Curso Técnico em Meio Ambiente
Prof. Mariane Félix da Rocha

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.